sexta-feira, 7 de setembro de 2012

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE STOP MOTION - BRASIL

Este ano, de 27 de novembro a 1 de dezembro, Pernambuco sediará o Brasil Stop Motion 2012 - II Festival Internacional de Stop Motion do Brasil, no Recife. Além de mostra competitiva e de filmes convidado, o festival promoverá oficinas, palestras e mesas-redondas com profissionais e acadêmicos do país e do exterior.

Trata-se de uma oportunidade ímpar para os admiradores do Stop Motion que tem sua história conectada aos primórdios da fotografia e do cinema.


A data limite para inscrição de filmes para o Brasil Stop Motion 2012 é 01 de outubro de 2012.

Faça sua submissão e mande uma cópia impressa pelos Correios de acordo como o determinado no regulamento.




 O Stop Motion é uma técnica de animação que se define pelo movimento obtido com objetos tridimensionais ou figuras vivas, captados quadro a quadro, criando uma sequência de animação, Podem ser inscritos no festival, filmes com esta técnica animação realizados a partir janeiro de 2010. Os trabalhos devem ser inscritos nas categorias de filmes com até 10 minutos ou com mais de 10 minutos.

Criado em 2011, o Brasil Stop Motion é o único festival da América Latina dedicado excluisivamente a esta técnica de animação. Além da mostra competitive e de filmes convidados de vários país, o festival promove oficinas e palestras com profissionais do país e do exterior.

Na primeira edição, O Brasil Stop Motion exibiu 69 filmes de países como Uruguai, Polônia, Inglaterra, França, Espanha, Bélgica, México, Costa Rica, Chile, Argentina, Holanda, Colômbia, Eslovênia, além do Brasil. Para este ano, a equipe do festival espera ampliar a representação de produções internacionais e brasileiras. As oficinas também contarão com a participação de representantes de outros países, como de realizadores do grupo OQO da Galícia, Espanha.

De acordo com a diretora do festival, Ana Farache, no mundo só há outros dois eventos internacionais dedicados ao stop motion, um no Canadá e outro na Polônia. “Pernambuco já está consolidado como polo cinematográico. Com o festival – com suas mostras, oficinas e debates – queremos também desenvolver e incentivar no Estado uma maior produção em animação, especificamente com a utilização  da técnica de stop motion”.

O Festival Internacional Brasil Stop Motion conta com a chancela do Governo do Estado, através do Funcultura, e com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco.

Fonte: http://tecnoartenews.com
http://www.brasilstopmotion.com.br/?p=1