terça-feira, 17 de dezembro de 2013

FUNDO BRASIL DE DIREITOS HUMANOS - EDITAL ABERTO

O Fundo Brasil de Direitos Humanos, em parceria com a Fundação Ford, irá doar até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) para apoiar projetos que abordem os impactos sociais negativos resultantes da preparação e da organização dos megaeventos esportivos previstos para os próximos anos, e que proponham soluções para essas questões.

As cidades escolhidas para sediar a Copa do Mundo estão sofrendo uma série de transformações que afetam a infraestrutura urbana e produzem mudanças econômicas, sociais e demográficas com imensas consequências, negativas e positivas, para a população local.

Por meio desta iniciativa, serão apoiados projetos que objetivem incentivar a construção de um legado positivo para a população brasileira, sobretudo para os grupos e comunidades vulneráveis, prevenindo e buscando soluções para os impactos sociais negativos e violações de direitos humanos que venham a ocorrer durante todo o processo.

Serão selecionados projetos de pequenas organizações, com pouco ou nenhum acesso a outras fontes de recursos, que atuam nas cidades sede dos megaeventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016). Buscamos propostas cujas atividades abordem temas relacionados ao direito à cidade, à moradia e ao acesso a serviços básicos, transporte público e mobilidade urbana, trabalho informal, combate à violência e à criminalização da sociedade civil, bem como a democratização do acesso à informação.

Nesse contexto, grupos que tenham como foco as questões de gênero, raça, etnia e o respeito à diversidade serão particularmente considerados.